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Mensagem  Admin Qua Nov 07, 2012 4:02 pm

De seguida, todos os participantes deverão confrontar a informação que reuniram sobre o tópico em análise com a que é referida por autores relevantes neste domínio.
Para isso, cada elemento do grupo deverá abrir o documento que se encontra anexado a este tópico.
Após a leitura individual, cada participante deste grupo deverá comentar a sua leitura com os restantes colegas.

(Quando terminar, siga para o Tópico 20)
Anexos
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Tópico 19.docx (39 Kb) Baixado 82 vez(es)

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Tópico 19 – Clique para avançar Empty Opinião

Mensagem  Convidado Ter Nov 25, 2014 5:09 pm

Este documento veio totalmente de encontro à minha opinião (registada anteriormente).
Sendo de notar que o processo de escrita mesmo que complexo, pode ser facilitado se o professor desempenhar um papel de mediador, procurando encontrar o melhor de cada criança e guiá-la até um caminho onde esta consiga compreender o porquê das suas dificuldades e assim perceber a sua língua.

Very Happy

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Tópico 19 – Clique para avançar Empty Joana Moura

Mensagem  Convidado Ter Nov 25, 2014 10:52 pm

“As estratégias geralmente consideradas no ensino da ortografia podem ligar-se predominantemente a uma orientação correctiva ou a uma orientação preventiva” (Barbeiro, 2007, p. 142).

Orientação corretiva: recorre-se essencialmente ao método dedutivo, que consiste na apresentação das regras ortográficas para serem memorizadas.

Orientação preventiva: o aluno é convidado a construir a regra ortográfica ao observar a estrutura semelhante de conjuntos de palavras.

Ditado clássico: Atividade comum no âmbito dos procedimentos correctivos. Os estudos em didáctica da ortografia (Barbeiro, 2007; Centre Régional de Documentation Pédagogique de Champagne-Ardenne, 1993; Morais, 2002) têm posto em causa a produtividade deste método, devido à sua artificialidade, cumprindo geralmente um papel de verificação de conhecimentos ortográficos.

Estratégias integradoras para motivar os alunos para a escrita:
- Criação de textos;
- Jogos de escrita.

Estratégias metalinguísticas: Ao professor/reeducador cabe proporcionar as possibilidades para a descoberta e construção do próprio conhecimento. Conforme as dificuldades manifestadas pelo aluno, poderá ser necessário trabalhar competências de transcrição ou conhecimentos ligados aos critérios atuantes no sistema ortográfico da língua em causa.

ii) Sugestões de atividades centradas na vertente metalinguística:
- suprimir palavras em canções;
- suprimir palavras em canções;
- reconstituir a ordem das palavras numa pequena «frase» em que o professor a alterou;
- nomear palavras que se iniciem com a mesma sílaba;
- detectar o intruso, indicando qual das palavras não começa por determinada sílaba;
- agrupar cartões com figuras cujos nomes rimem;
- eliminar o intruso num conjunto de cartões cujos nomes rimam, excepto um;
- em relação à sequência de palavras que vão sendo ditas pelo professor, dizer se rimam ou não com outra indicada como chave;
- falar à robô, segmentando sílabas num discurso cadenciado, pronunciando sílaba a sílaba;
- tendo em conta o som pelo qual a palavra começa, dizer qual a caixa em que deverá ser colocada a palavra;
- constituir conjuntos de palavras, tendo em conta características ortográficas;
- indicar se, numa dada palavra, é pronunciado ou não determinado fonema;
- suprimir, substituir, mudar de posição entre os fonemas (esta actividade pode ser ligada à leitura e à escrita, por meio da manipulação das próprias letras);
- preencher espaços deixados em branco numa palavra, recorrendo a uma regra contextual;
- rever o texto escrito, efectuando as correcções que conseguir, discutindo-as com o professor/reeducador e procedendo ao levantamento de todas as palavras relativamente às quais tem dúvidas;
- rever o texto de um colega;
- confrontar com o corrector ortográfico;
- elaborar uma lista de incorrecções que tendem a surgir nos seus textos;
- escolher entre as palavras de um texto as que consideram mais difíceis, quanto à ortografia.
(Barbeiro, 2007, pp. 158-160)

Atividades de atuação na vertente integradora:
- Produção de textos criativos a partir das palavras encontradas e que partilham algumas características
- Jogo verbal

Ditado interativo: Ditar um texto à turma;
Releitura com focalização: Durante a releitura coletiva de um texto já conhecido, o professor faz interrupções para debater a grafia de certas palavras, a partir de perguntas;
Reescrita com transgressão ou correção: Adquirir informação sobre a ortografia por se voltar a atenção para o interior das palavras.

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Tópico 19 – Clique para avançar Empty Mariana Pinho

Mensagem  Convidado Ter Dez 02, 2014 11:35 am


Estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspectos que integrem esta competência com outros domínios da língua:
O processo de escrita é complexo, bem como a ortografia, por isso as dificuldades devem começar por serem trabalhadas logo do 1º CEB através de: método dedutivo, ditado clássico, textos lacunares, visualização da palavra, audição, semântica, regras ortográficas, cópias e exercícios de reforço.

Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua:
De acordo com as estratégias descritas anteriormente, surgem atividades para as consolidar. Por exemplo: suprimir palavras em canções, nomear palavras que comecem com a mesma sílaba, detetar o intruso, jogos com rimas, falar à robô (sílaba a sílaba).
Estes exemplos de atividades fornecem a abordagem da língua como conhecimento, dando a conhecer a natureza das regularidades e irregularidades de dificuldades.
Todas elas podem ser conjugadas (como criando textos criativos), o que demonstra a polivalência da língua.

Convidado
Convidado


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Tópico 19 – Clique para avançar Empty Marta Costa

Mensagem  Convidado Ter Dez 02, 2014 3:00 pm

Estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspectos que integrem esta competência com outros domínios da língua
O processo de escrita é complexo, para tal é necessário adotar estratégias para o tornar mais fácil.
Barbeiro refere que “As estratégias geralmente consideradas no ensino da ortografia podem ligar-se predominantemente a uma orientação corretiva ou a uma orientação preventiva”.

Orientação corretiva
- método dedutivo (apresentação das regras ortográficas com objetivo de memorização);
- ditado clássico (atividade comum com objetivo de verificação de conhecimentos ortográficos);
- textos lacunares;

Orientação preventiva
– método indutivo (o aluno é que constrói a regra ortográfica ao observar a estrutura idêntico de um conjunto de palavras)
- visualização da palavra;
- reforço auditivo;
- conteúdo semântico;
- indução da regra ortográfica;
- cópia de palavras;
- exercícios de reforço.


Estratégias que combinam as duas vertentes:
Estratégias integradoras (baseadas na criação de textos);
Estratégias metalinguísticas (baseia-se na descoberta de critérios linguísticos. Ao professor/reeducador cabe proporcionar as possibilidades para essa descoberta e construção do próprio conhecimento.);
Estas duas vertentes têm de ser articuladas.

Sugestões de atividades centradas em aspectos que integrem esta competência com outros domínios da língua
Atividades que atuam ao nível das unidades linguísticas como palavras, sílabas e fonemas.
Atividades de atuação na vertente metalinguística:
- suprimir palavras em canções;
- reconstituir a ordem das palavras numa pequena «frase»;
- nomear palavras que se iniciem com a mesma sílaba;
- detestar o intruso, indicando qual das palavras não começa por determinada sílaba;
- agrupar cartões com figuras cujos nomes rimem;
- eliminar o intruso num conjunto de cartões cujos nomes rimam, excepto um;
- em relação à sequência de palavras que vão sendo ditas pelo professor, dizer se rimam ou não com outra indicada como chave;
- falar à robô, segmentando sílabas num discurso cadenciado, pronunciando sílaba a sílaba;
- tendo em conta o som pelo qual a palavra começa, dizer qual a caixa em que deverá ser colocada a palavra;
- constituir conjuntos de palavras, tendo em conta características ortográficas;
- indicar se, numa dada palavra, é pronunciado ou não determinado fonema;
- suprimir, substituir, mudar de posição entre os fonemas (esta actividade pode ser ligada à leitura e à escrita, por meio da manipulação das próprias letras);
- preencher espaços deixados em branco numa palavra, recorrendo a uma regra contextual;
- rever o texto escrito, efetuando as correções que conseguir, discutindo-as com o professor/reeducador e procedendo ao levantamento de todas as palavras relativamente às quais tem dúvidas;
- rever o texto de um colega;
- confrontar com o corretor ortográfico;
- elaborar uma lista de incorreções que tendem a surgir nos seus textos;
- escolher entre as palavras de um texto as que consideram mais difíceis, quanto à ortografia.

Atividades que têm dois pontos de partida:
i) as palavras mobilizadas numa vertente metalinguística;
ii) motivações que desencadeiem a reutilização dessas palavras.

Atividades de atuação na vertente integradora:
• em articulação com atividades de vertente metalinguística – produção de textos criativos, a partir de palavras encontradas e que partilham algumas características.
• motivações que desencadeiem a reutilização das palavras que emergiram na vertente metalinguística – partindo de indutores exteriores às palavras em si, para chegar à construção do texto.

Atividades “inspiradas em exercícios tradicionais, reinventados com intenção de propiciar a focalização de questões ortográficas e a consequente reflexão dos alunos sobre elas”:
Ditado interativo - ditar à turma um texto, em que os alunos são convidados a discutir certas questões ortográficas previamente selecionadas ou levantadas durante a atividade. O texto deverá ser conhecido dos alunos. Durante o ditado, o professor pergunta se consideram alguma palavra “difícil”, examinando-se por que se constitui uma dificuldade, ou selecciona ele próprio palavras que constituam dificuldades ortográficas.
Releitura com focalização - durante a releitura coletiva de um texto já conhecido, o professor faz interrupções para debater a grafia de certas palavras, a partir de perguntas.
Reescrita com transgressão ou correção - Geralmente quando se reescreve um texto, a nossa intenção é aprimorá-lo e, no que concerne à ortografia, corrigi-lo. Esta é mais uma forma de utilizar o erro como uma tomada de consciência, utilizando uma via dupla do “certo” ao “errado” e do “errado” ao “certo”.

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