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Mensagem  Admin Ter Set 04, 2012 4:24 pm

Partindo da afirmação de Barbeiro, comente e discuta com os restantes intervenientes neste Fórum:
i) O lugar da ortografia no processo de escrita
ii) Princípios essenciais a ter em conta na aprendizagem da ortografia
a. antes da escolarização
b. na escolarização
iii) O papel do erro na aquisição e desenvolvimento da competência ortográfica

(Quando terminar, siga para o Tópico 14)

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Tópico 13 – Clique para avançar Empty Opinião Evangelina

Mensagem  Convidado Ter Nov 11, 2014 4:08 pm

i) O lugar da ortografia no processo de escrita:
Reparação de falhas; tomada de decisão quando se está em dúvida como se escreve uma palavra.

ii) Princípios essenciais a ter em conta na aprendizagem da ortografia
a. antes da escolarização: algumas crianças já sabem distinguir em desenho de um texto escrito; algumas crianças ja sabem escrever o nome antes de ir par a escola;

b. na escolarização: aprender a desenhar as letras; conhecer um basto número de palavras; aprender a escrever corretamente;



iii) O papel do erro na aquisição e desenvolvimento da competência ortográfica: o erro poderá ser importante para que o professor se aperceba das dificuldades do aluno e arranje estratégias para colmatar essas dificuldades.

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Tópico 13 – Clique para avançar Empty Re: Tópico 13 – Clique para avançar

Mensagem  Convidado Ter Nov 18, 2014 10:14 am

Partindo da afirmação de Barbeiro, comente e discuta com os restantes intervenientes neste Fórum:
i) O lugar da ortografia no processo de escrita
-a competência ortográfica actua através da reparação de falhas;
-através da tomada de decisão, em articulação com outras competências.

ii) Princípios essenciais a ter em conta na aprendizagem da ortografia
a. antes da escolarização

-Muitas crianças iniciam a escolaridade sabendo já i) distinguir um desenho de um texto escrito; ii) relacionar a função comunicativa da escrita com um determinado contexto; iii) aplicar princípios específicos da expressão escrita, como a separação das palavras por meio de um espaço.
- identificam as sílabas numa palavra;
-podem atingir o nível de representação de segmentos fónicos.


b. na escolarização
-Desenvolver estratégias, baseadas na curiosidade e na descoberta, que lhe permitam pensar por si mesma, construindo o seu próprio conhecimento;
-Privilegiar os conhecimentos significativos do aluno, que lhe permite ser advertido quando a grafia de uma palavra parece afastar-se da regra.



iii) O papel do erro na aquisição e desenvolvimento da competência ortográfica
-O erro ortográfico pode constituir uma pista que ajude o professor a adoptar estratégias que permitam desenvolver a competência ortográfica, a partir do que o aluno já aprendeu, perspectivando eventuais lacunas na sua aprendizagem;
-É importante não excluir a criança.

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Tópico 13 – Clique para avançar Empty Tópico 11 - Opinião

Mensagem  Convidado Ter Nov 25, 2014 10:49 am

“Se tivéssemos de aprender a escrever uma língua desconhecida sem ter acesso à pronúncia, nem a uma estrutura morfológica interna, mas apenas à forma gráfica constituída por sequências de letras, quantas palavras conseguiríamos decorar, na sua sequência integral?”

Segundo o refletido e em consequência da afirmação anterior:

i) O lugar da ortografia no processo de escrita
- competência ortográfica através da reparação de lacunas;

ii) Princípios essenciais a ter em conta na aprendizagem da ortografia
a. antes da escolarização

- Algumas crianças ainda antes de iniciar a escolarização já conseguem distinguir um desenho de um texto escrito;
- relacionar a escrita com um determinado contexto;

b. na escolarização

-Desenvolver estratégias, baseadas na curiosidade e na descoberta, que lhe permitam pensar por si mesma, construindo o seu próprio conhecimento;
- identificam as sílabas numa palavra;
-Podem atingir o nível de representação de segmentos fónicos


iii) O papel do erro na aquisição e desenvolvimento da competência ortográfica
-O erro ortográfico pode constituir uma forma de ajuda para o professor adoptar estratégias que permitam desenvolver a competência ortográfica, nomeadamente o que o aluno já aprendeu, percebendo quais as dificuldades ainda reveladas;
-É de extrema importância não excluir a criança.

Convidado
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Tópico 13 – Clique para avançar Empty Tema 2 Tópico 13

Mensagem  Convidado Ter Nov 25, 2014 2:50 pm

Boa tarde,
Seguidamente a leitura e análise da afirmação feita por Barbeiro posso referir que o lugar da ortografia no processo da escrita é fundamental pois esta é uma das componentes da linguagem escrita, definida como a codificação dos formatos linguísticos em formatos escritos, é um código de representação que reflete a história e cultura da língua.
Antes da escolarização, a criança já desenvolveu as suas primeiras concepções sobre a escrita.
No entanto, considero que a alfabetização é um processo complexo sendo que esta envolve quatro capacidades iniciais: a ideia de símbolo, a discriminação das formas das letras, a discriminação dos sons da fala e a consciência da unidade palavra.
Após a sua entrada na escola, na altura da alfabetização, ocorre a aprendizagem da segmentação da fala e da sílaba, o que permite a relação dessas unidades aos grafemas que utiliza do alfabeto. A escola tem o papel de auxiliar o aluno neste processo, ensinando-o a ler e escrever, respeitando o seu tempo, o espaço onde ocorre a aprendizagem e tendo como condição que o professor domine os princípios.
A ortografia compreende a capacidade do aluno escrever as palavras, de acordo com as normas estabelecidas. Essas normas tem como base o princípio alfabético, ou seja, a unidade base para a representação escrita é o fonema. Este princípio é posto em prática tendo em conta factores e regras contextuais, morfológicos e etimológicos.
Relativamente ao erro ortográfico, existem duas perspetivas diversas: a que encara o erro como uma falha e a que encara o erro como objecto que permite o acesso à construção do conhecimento que a criança está a realizar.
A análise e categorização do erro ortográfico permite perceber que tipos de erros são produzidos com mais frequência , identificar os processos cognitivos que estão na sua origem e simplifica a determinação de estratégias com vista á recuperação dos alunos.
Diversos autores apresentam propostas diferenciadas de categorização do erro ortográfico.



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