Tópico 15 – Clique para avançar
Fóruns DLP e EML :: Fóruns DLP :: PARTE II – O processo de ensino/aprendizagem e o desenvolvimento da competência ortográfica :: Grupo 5
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De seguida, todos os participantes deverão confrontar a informação que reuniram sobre o tópico em análise com a que é referida por autores relevantes neste domínio.
Para isso, cada elemento do grupo deverá abrir o documento que se encontra anexado a este tópico.
Após a leitura individual, cada participante deste grupo deverá comentar a sua leitura com os restantes colegas.
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Após a leitura individual, cada participante deste grupo deverá comentar a sua leitura com os restantes colegas.
- Anexos
Opinião Evangelina
Após a leitura do texto apercebo-me que vai ao encontro das minhas ideias, no entanto acrescenta pontos de grande importância no que toca ao papel do erro e à aquisição de muitas competências que os alunos já têm quando entram para a escola e que, muitas vezes, acredito que sejam completamente ignoradas pelo professor, encarando o aluno como um ser "vazio".
Convidado- Convidado
Tópico 15 - Opinião
Com a leitura do documento concluo que o papel do professor é bastante importante no processo de escolarização da criança, pois este tem de ter em conta quais os conhecimentos da criança quer na escrita e na leitura para que possa e consiga desenvolver outros. Entender a forma como a criança se apropria do sistema ortográfico e assim desenvolver estratégias que lhe permitam pensar por si mesma, construindo o seu próprio conhecimento.
Convidado- Convidado
Tema II Tópico 15
Posteriormente a leitura do texto, o mesmo diz que a competência ortográfica pode ser manifestada automaticamente quando a criança esta a escrever, se isto ocorrer deve-se a uma aprendizagem consistente no 1ºciclo do ensino básico.
Se o aluno assumir na sua consciência, vai utilizar a competência ortográfica sem ter a necessidade de pensar na forma como se escreve as palavras. Tem como forma de se guiar aspectos que estão relacionadas com o conteúdo do texto.
No entanto, nem sempre a forma escrita corresponde á forma ortográfica correta e isto deve-se ao aluno desconhecer a forma correta da palavra, ou a sua execução não corresponder ao conhecimento que o aluno já tem, sendo possível detetar a falha.
A competência ortográfica faz a criança refletir sobre a grafia de uma palavra que lhe possa causar dúvidas.
A competência ortográfica atua tanto na reparação de falhas como na tomada de decisão.
Por isso a caracterização da competência ortográfica é feita na atuação do processo escrito e não de forma isolada num teste incidindo sobre o conhecimento ortográfico.
A ortografia é composta por muitos sistemas que se relacionam, estabelecendo ligações com outros sistemas da língua.
As atividades de ditado tem como objetivo a detecção de falhas ortográficas do que com o desenvolvimento da competência ortográfica, de uma forma integrada e integradora. O ditado deveria servir para explorar a sua riqueza e beleza como texto.
Antes de inicializar escolarização as crianças já sabem: Distinguir um Desenho de um texto escrito; relacionar a função comunicativa da escrita com um determinado contexto; aplicar princípios específicos da expressão escrita, como a separação das palavras por meio de um espaço.
A criança vai-se apropriando do sistema ortográfico e desenvolve estratégias que lhe permitem pensar por si mesma, construindo seu próprio conhecimento. O aluno desenvolve com maior facilidade essa competência se for movido pela curiosidade e pela descoberta.
Professor deve ter enquanto alguns princípios atuantes na construção do conhecimento ortográfico tais como:
Nível de representação gráfica – baseia-se no princípio da presença do sinal
Nível de transição – mostra as unidades de linguagem oral, associando-se ao princípio da sequencialidade;
Nível ortográfico - dá responde às exigências anteriores.
A interação destes princípios permite que desempenhem funções de orientação de rumo, de confirmação de soluções ou de revelação de incorreções, por aparecimento de conflitos entre critérios.
O erro ortográfico pode constituir uma pista que ajude o professor a adotar estratégias que permitam desenvolver a competência ortográfica, a partir do que o aluno já aprendeu, perspetivando eventuais lacunas na sua aprendizagem.
Segundo Barbeiro os tipos de erros mais comuns na ortografia do português são:
i) Incorreções por falhas de transcrição
ii) Incorreções por transcrição da oralidade
iii) Incorreções por inobservância de regras ortográficas de base fonológica
iv) Incorreções por inobservância de regras de base morfológica
v) Incorreções quanto à forma ortográfica específica das palavras
vi) Incorreções de acentuação
vii) Incorreções na utilização de minúsculas e maiúsculas
viii) Incorreções por inobservância da unidade gráfica da palavra
ix) Incorreções de translineação
Alguns autores defendem a importância em identificar uma tipologia de erros ortográficos nos alunos no sentido de:
i) identificar as suas dificuldades, ii) registar a frequência desses erros, iii) compreender que os erros têm origens/causas distintas, iv) classificar os erros, v) fornecer aos alunos uma informação precisa sobre o seu desempenho e um instrumento de análise das suas próprias produções ou de outros, vi) encontrar estratégias didáticas específicas para superar as dificuldades detetadas e vii) melhorar o desempenho ortográfico.
Os alunos ao detetarem os seus erros e procurarem a sua compreensão, vão ter mais facilidade em encontrar estratégias para ultrapassar as suas dificuldades e lacunas, o que vai contribuir para a construção autónoma do seu conhecimento.
Se o aluno assumir na sua consciência, vai utilizar a competência ortográfica sem ter a necessidade de pensar na forma como se escreve as palavras. Tem como forma de se guiar aspectos que estão relacionadas com o conteúdo do texto.
No entanto, nem sempre a forma escrita corresponde á forma ortográfica correta e isto deve-se ao aluno desconhecer a forma correta da palavra, ou a sua execução não corresponder ao conhecimento que o aluno já tem, sendo possível detetar a falha.
A competência ortográfica faz a criança refletir sobre a grafia de uma palavra que lhe possa causar dúvidas.
A competência ortográfica atua tanto na reparação de falhas como na tomada de decisão.
Por isso a caracterização da competência ortográfica é feita na atuação do processo escrito e não de forma isolada num teste incidindo sobre o conhecimento ortográfico.
A ortografia é composta por muitos sistemas que se relacionam, estabelecendo ligações com outros sistemas da língua.
As atividades de ditado tem como objetivo a detecção de falhas ortográficas do que com o desenvolvimento da competência ortográfica, de uma forma integrada e integradora. O ditado deveria servir para explorar a sua riqueza e beleza como texto.
Antes de inicializar escolarização as crianças já sabem: Distinguir um Desenho de um texto escrito; relacionar a função comunicativa da escrita com um determinado contexto; aplicar princípios específicos da expressão escrita, como a separação das palavras por meio de um espaço.
A criança vai-se apropriando do sistema ortográfico e desenvolve estratégias que lhe permitem pensar por si mesma, construindo seu próprio conhecimento. O aluno desenvolve com maior facilidade essa competência se for movido pela curiosidade e pela descoberta.
Professor deve ter enquanto alguns princípios atuantes na construção do conhecimento ortográfico tais como:
Nível de representação gráfica – baseia-se no princípio da presença do sinal
Nível de transição – mostra as unidades de linguagem oral, associando-se ao princípio da sequencialidade;
Nível ortográfico - dá responde às exigências anteriores.
A interação destes princípios permite que desempenhem funções de orientação de rumo, de confirmação de soluções ou de revelação de incorreções, por aparecimento de conflitos entre critérios.
O erro ortográfico pode constituir uma pista que ajude o professor a adotar estratégias que permitam desenvolver a competência ortográfica, a partir do que o aluno já aprendeu, perspetivando eventuais lacunas na sua aprendizagem.
Segundo Barbeiro os tipos de erros mais comuns na ortografia do português são:
i) Incorreções por falhas de transcrição
ii) Incorreções por transcrição da oralidade
iii) Incorreções por inobservância de regras ortográficas de base fonológica
iv) Incorreções por inobservância de regras de base morfológica
v) Incorreções quanto à forma ortográfica específica das palavras
vi) Incorreções de acentuação
vii) Incorreções na utilização de minúsculas e maiúsculas
viii) Incorreções por inobservância da unidade gráfica da palavra
ix) Incorreções de translineação
Alguns autores defendem a importância em identificar uma tipologia de erros ortográficos nos alunos no sentido de:
i) identificar as suas dificuldades, ii) registar a frequência desses erros, iii) compreender que os erros têm origens/causas distintas, iv) classificar os erros, v) fornecer aos alunos uma informação precisa sobre o seu desempenho e um instrumento de análise das suas próprias produções ou de outros, vi) encontrar estratégias didáticas específicas para superar as dificuldades detetadas e vii) melhorar o desempenho ortográfico.
Os alunos ao detetarem os seus erros e procurarem a sua compreensão, vão ter mais facilidade em encontrar estratégias para ultrapassar as suas dificuldades e lacunas, o que vai contribuir para a construção autónoma do seu conhecimento.
Convidado- Convidado
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