Tópico 5 – Clique para avançar
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Para começar, vamos pedir-lhe que faça uma pesquisa sobre os seguintes tópicos:
i) Métodos sintéticos
ii) Métodos globais e mistos (sintético-analíticos)
(Quando terminar, siga para o Tópico 6)
i) Métodos sintéticos
ii) Métodos globais e mistos (sintético-analíticos)
(Quando terminar, siga para o Tópico 6)
A minha opinião
Os métodos sintéticos são muito antigos e visam o ensino da letra ao texto, passando pela sílaba, pela palavra isolada e pela frase, dando ainda particular relevo ao decifrar o texto e à leitura em voz alta. Apresenta ainda uma serie de etapas como começar pelas vogais, seguindo para os ditongos, prossegue-se como estudo das consoantes, com associação a sílaba e termina-se com a aprendizagem do alfabeto.
Os métodos globais e mistos são mais recentes e visa no ensino da aprendizagem a partir de pequeno textos, frases e palavras. Obedecem a uma série de princípios tais como partir da vida da criança e levá-la a exprimir-se através de meios variados. Deve-se iniciar a leitura a partir de frases, deve-se explorar o capital de frases que a criança já é capaz de produzir, deve-se enriquecer o capital de frases e palavras de que a criança dispõe através da análise e da decifração de palavras novas.
Os métodos mistos percorrem um caminho que vai da frase, ou da palavra, à letra, centrados na decifração e no sentido. Estes métodos apresentam uma série de etapas que são: apresentar uma gravura sugestiva, conversar sobre a gravura, apresentação da palavra a estudar, feita pelo professor, divisão da palavra em sílabas, decomposição de cada sílaba e constituição de novas unidades a partir dos elementos estudados.
Os métodos globais e mistos são mais recentes e visa no ensino da aprendizagem a partir de pequeno textos, frases e palavras. Obedecem a uma série de princípios tais como partir da vida da criança e levá-la a exprimir-se através de meios variados. Deve-se iniciar a leitura a partir de frases, deve-se explorar o capital de frases que a criança já é capaz de produzir, deve-se enriquecer o capital de frases e palavras de que a criança dispõe através da análise e da decifração de palavras novas.
Os métodos mistos percorrem um caminho que vai da frase, ou da palavra, à letra, centrados na decifração e no sentido. Estes métodos apresentam uma série de etapas que são: apresentar uma gravura sugestiva, conversar sobre a gravura, apresentação da palavra a estudar, feita pelo professor, divisão da palavra em sílabas, decomposição de cada sílaba e constituição de novas unidades a partir dos elementos estudados.
Convidado- Convidado
Reflexão Andreia Martins
Os métodos sintéticos visam de uma época muito antiga em que se inicia pelas letras do alfabeto, posteriormente pela junção de sílabas, depois por palavras e, por fim à construção de frases que irão constituir um texto. Todo este mecanismo trata-se de uma construção muito complexa, em que as crianças não conseguem nem devem passar à fase seguinte sem conseguir dominar a anterior. Por isso os professores costumam começar primeiro pelas vogais e depois pelas consoantes, para que as crianças consigam aprender e compreender melhor a língua, a leitura e a escrita.
Os métodos globais e mistos visam de uma época mais recente, em que a aprendizagem começa pela realização, compreensão e leitura de pequenos textos, passando posteriormente para as frases e as palavras.
Os métodos globais e mistos visam de uma época mais recente, em que a aprendizagem começa pela realização, compreensão e leitura de pequenos textos, passando posteriormente para as frases e as palavras.
Convidado- Convidado
Meu comentário
Existem dois métodos para o ensino da leitura:
- Método sintético
- Método analítico (métodos globais e mistos, sintético-analíticos)
O método sintético estabelece uma correspondência entre o som e grafia, entre o oral e o escrito, aprendido letra a letra, sílaba a sílaba e palavra por palavra, podendo ser dividido em 3 tipos: alfabético, fónico e silábico. No alfabético o aluno vai aprender as letras, depois aprende a formar sílabas e depois aprende a formar as palavras que constroem o texto. No fónico o aluno parte do som das letras, unindo o som da vogal com a consoante, pronunciando a sílaba formada. No silábico o aluno aprende primeiro as sílabas para formar palavras, sendo feito através da leitura mecânica do texto, através da decifração das palavras, sendo posteriormente a sua leitura com compreensão.
O método analíco (ou misto ou sintético-analítico) defende que a leitura é um ato global e audiovisual. Desta forma, os seguidores dete método começam por trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois poder dividi-las em partes menores. (Por exemplo: a criança parte da frase para extrair as palavras, depois divide-as em unidades mais simples)
Este método pode ser dividido em palavração (parte-se da palavra, existe um primeiro contacto com o vocabulário numa sequência que engloba todos os sons da língua e depois aquisição de certas palavras, iniciando-se a formação de frases), sentenciação (a unidade inicial é a frase, depois é dividida em palavras de onde são depois extraídas as unidades mais simples: as sílabas) ou global (método composto por várias unidades de leitura com começo meio e fim, sendo ligados com frases com sentido para formar um enredo de interesse na criança).
- Método sintético
- Método analítico (métodos globais e mistos, sintético-analíticos)
O método sintético estabelece uma correspondência entre o som e grafia, entre o oral e o escrito, aprendido letra a letra, sílaba a sílaba e palavra por palavra, podendo ser dividido em 3 tipos: alfabético, fónico e silábico. No alfabético o aluno vai aprender as letras, depois aprende a formar sílabas e depois aprende a formar as palavras que constroem o texto. No fónico o aluno parte do som das letras, unindo o som da vogal com a consoante, pronunciando a sílaba formada. No silábico o aluno aprende primeiro as sílabas para formar palavras, sendo feito através da leitura mecânica do texto, através da decifração das palavras, sendo posteriormente a sua leitura com compreensão.
O método analíco (ou misto ou sintético-analítico) defende que a leitura é um ato global e audiovisual. Desta forma, os seguidores dete método começam por trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois poder dividi-las em partes menores. (Por exemplo: a criança parte da frase para extrair as palavras, depois divide-as em unidades mais simples)
Este método pode ser dividido em palavração (parte-se da palavra, existe um primeiro contacto com o vocabulário numa sequência que engloba todos os sons da língua e depois aquisição de certas palavras, iniciando-se a formação de frases), sentenciação (a unidade inicial é a frase, depois é dividida em palavras de onde são depois extraídas as unidades mais simples: as sílabas) ou global (método composto por várias unidades de leitura com começo meio e fim, sendo ligados com frases com sentido para formar um enredo de interesse na criança).
Convidado- Convidado
Comentário geral aos comentários das colegas
Concordo com os comentários das colegas.
Convidado- Convidado
Comentário individual
Os Métodos sintéticos são os mais antigos, apresentam os processos alfabéticos, fônicos e o silábico.
O processo alfabético é um dos mais antigos métodos de alfabetização e tem como ponto de partida a decoração, em que o aluno aprende inicialmente as letras, passando depois para a formação das sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, a formação das palavras que constroem o texto.
O processo fônico (fonético) é a memorização dos sons das letras antes de fazer a associação com os desenhos que as representa, sendo que primeiramente o aluno parte do som das letras passando para a união do som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada.
E no processo silábico (silabação), o aluno aprende primeiramente as sílabas para depois passar a formar as palavras.
Os Métodos globais e mistos (sintético-analíticos) caracterizam-se por explorar o todo significativo e as partes simultaneamente. Sendo que estes métodos conferem mais autonomia ao aluno, permitindo-lhe reconhecer palavras, formar novos vocábulos, formular frases e, mais tarde, organizar uma história. Estes métodos parte da palavra, passando para a frase, formando um texto, retirando novamente a palavra para decompô-la em sílabas; seguidamente da frase, retirando a palavra para chegar à sílaba; e por fim, da história, retirando a palavra-chave para depois destacar a sílaba.
O processo alfabético é um dos mais antigos métodos de alfabetização e tem como ponto de partida a decoração, em que o aluno aprende inicialmente as letras, passando depois para a formação das sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, a formação das palavras que constroem o texto.
O processo fônico (fonético) é a memorização dos sons das letras antes de fazer a associação com os desenhos que as representa, sendo que primeiramente o aluno parte do som das letras passando para a união do som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada.
E no processo silábico (silabação), o aluno aprende primeiramente as sílabas para depois passar a formar as palavras.
Os Métodos globais e mistos (sintético-analíticos) caracterizam-se por explorar o todo significativo e as partes simultaneamente. Sendo que estes métodos conferem mais autonomia ao aluno, permitindo-lhe reconhecer palavras, formar novos vocábulos, formular frases e, mais tarde, organizar uma história. Estes métodos parte da palavra, passando para a frase, formando um texto, retirando novamente a palavra para decompô-la em sílabas; seguidamente da frase, retirando a palavra para chegar à sílaba; e por fim, da história, retirando a palavra-chave para depois destacar a sílaba.
Última edição por Catarina Raimundo em Dom Nov 16, 2014 10:08 pm, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Tópico 5 – Clique para avançar
Métodos Sintéticos
O método sintético surgiu no século XVIII como proposta de superação da soletração e deu início ao processo de alfabetização a partir da silaba. Neste método acredita-se que no início da aprendizagem a criança deve começar do mais fácil para o mais difícil, do mais simples para o mais complexo. Ou seja, primeiro inicia-se com a letra depois a sílaba a palavras a frase por último o texto.
Com a modalidade dos métodos sintéticos, podem apresentar-se os processos alfabéticos, fónicos e o silábico.
Métodos Analíticos
Contrariamente ao método sintético, que parte de unidades de análise maiores para depois decompô-las em unidades cada vez menores, os métodos analíticos partem de palavras, orações e contos/textos para as letras e silabas.
O método analítico é dividido em:
-Palavração
Neste método o aluno aprende, em primeiro lugar, as palavras e só então se introduz a separação em sílabas para a formação de novas palavras.
- Sentenciação
Neste método o aluno aprende uma frase de acordo com o interesse de todos os alunos, que em seguida é dividida em palavras que são novamente divididas em sílabas e que uma vez aprendidas serão usadas na leitura de novas palavras.
-Conto ou texto
Neste método o professor apresenta ao aluno um texto que é lido em voz alta e após a leitura é destaca uma frase, uma palavra, até chegar às sílabas ou às letras para formar novas palavras. A ideia fundamental é fazer com que a criança entenda que ler é descobrir o que está escrito.
O método sintético surgiu no século XVIII como proposta de superação da soletração e deu início ao processo de alfabetização a partir da silaba. Neste método acredita-se que no início da aprendizagem a criança deve começar do mais fácil para o mais difícil, do mais simples para o mais complexo. Ou seja, primeiro inicia-se com a letra depois a sílaba a palavras a frase por último o texto.
Com a modalidade dos métodos sintéticos, podem apresentar-se os processos alfabéticos, fónicos e o silábico.
Métodos Analíticos
Contrariamente ao método sintético, que parte de unidades de análise maiores para depois decompô-las em unidades cada vez menores, os métodos analíticos partem de palavras, orações e contos/textos para as letras e silabas.
O método analítico é dividido em:
-Palavração
Neste método o aluno aprende, em primeiro lugar, as palavras e só então se introduz a separação em sílabas para a formação de novas palavras.
- Sentenciação
Neste método o aluno aprende uma frase de acordo com o interesse de todos os alunos, que em seguida é dividida em palavras que são novamente divididas em sílabas e que uma vez aprendidas serão usadas na leitura de novas palavras.
-Conto ou texto
Neste método o professor apresenta ao aluno um texto que é lido em voz alta e após a leitura é destaca uma frase, uma palavra, até chegar às sílabas ou às letras para formar novas palavras. A ideia fundamental é fazer com que a criança entenda que ler é descobrir o que está escrito.
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Comentário ao comentário das colegas
Concordo com tudo o que foi afirmado pelas minhas colegas.
Todas acabaram por dizer o mesmo,de uma maneira ou de outra, sendo que o que foi afirmado vai de encontrou ao que foi dito por outra(s) colega(s), estão mais completo ou não.
Todas acabaram por dizer o mesmo,de uma maneira ou de outra, sendo que o que foi afirmado vai de encontrou ao que foi dito por outra(s) colega(s), estão mais completo ou não.
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