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Mensagem  Admin Seg Out 27, 2014 12:31 pm

Para começar, vamos pedir-lhe que faça uma pesquisa sobre os seguintes tópicos:

i) Métodos sintéticos

ii) Métodos globais e mistos (sintético-analíticos)

(Quando terminar, siga para o Tópico 6)

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Tópico 5 – Clique para avançar Empty A minha opinião

Mensagem  Convidado Sex Out 31, 2014 12:13 pm

Os métodos sintéticos são muito antigos e visam o ensino da letra ao texto, passando pela sílaba, pela palavra isolada e pela frase, dando ainda particular relevo ao decifrar o texto e à leitura em voz alta. Apresenta ainda uma serie de etapas como começar pelas vogais, seguindo para os ditongos, prossegue-se como estudo das consoantes, com associação a sílaba e termina-se com a aprendizagem do alfabeto.

Os métodos globais e mistos são mais recentes e visa no ensino da aprendizagem a partir de pequeno textos, frases e palavras. Obedecem a uma série de princípios tais como partir da vida da criança e levá-la a exprimir-se através de meios variados. Deve-se iniciar a leitura a partir de frases, deve-se explorar o capital de frases que a criança já é capaz de produzir, deve-se enriquecer o capital de frases e palavras de que a criança dispõe através da análise e da decifração de palavras novas.


Os métodos mistos percorrem um caminho que vai da frase, ou da palavra, à letra, centrados na decifração e no sentido. Estes métodos apresentam uma série de etapas que são: apresentar uma gravura sugestiva, conversar sobre a gravura, apresentação da palavra a estudar, feita pelo professor, divisão da palavra em sílabas, decomposição de cada sílaba e constituição de novas unidades a partir dos elementos estudados.


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Tópico 5 – Clique para avançar Empty Reflexão Andreia Martins

Mensagem  Convidado Ter Nov 11, 2014 4:00 pm

Os métodos sintéticos visam de uma época muito antiga em que se inicia pelas letras do alfabeto, posteriormente pela junção de sílabas, depois por palavras e, por fim à construção de frases que irão constituir um texto. Todo este mecanismo trata-se de uma construção muito complexa, em que as crianças não conseguem nem devem passar à fase seguinte sem conseguir dominar a anterior. Por isso os professores costumam começar primeiro pelas vogais e depois pelas consoantes, para que as crianças consigam aprender e compreender melhor a língua, a leitura e a escrita.

Os métodos globais e mistos visam de uma época mais recente, em que a aprendizagem começa pela realização, compreensão e leitura de pequenos textos, passando posteriormente para as frases e as palavras.

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Tópico 5 – Clique para avançar Empty Meu comentário

Mensagem  Convidado Ter Nov 11, 2014 8:40 pm

Existem dois métodos para o ensino da leitura:
- Método sintético
- Método analítico (métodos globais e mistos, sintético-analíticos)


O método sintético estabelece uma correspondência entre o som e grafia, entre o oral e o escrito, aprendido letra a letra, sílaba a sílaba e palavra por palavra, podendo ser dividido em 3 tipos: alfabético, fónico e silábico. No alfabético o aluno vai aprender as letras, depois aprende a formar sílabas e depois aprende a formar as palavras que constroem o texto. No fónico o aluno parte do som das letras, unindo o som da vogal com a consoante, pronunciando a sílaba formada. No silábico o aluno aprende primeiro as sílabas para formar palavras, sendo feito através da leitura mecânica do texto, através da decifração das palavras, sendo posteriormente a sua leitura com compreensão.

O método analíco (ou misto ou sintético-analítico) defende que a leitura é um ato global e audiovisual. Desta forma, os seguidores dete método começam por trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois poder dividi-las em partes menores. (Por exemplo: a criança parte da frase para extrair as palavras, depois divide-as em unidades mais simples)
Este método pode ser dividido em palavração (parte-se da palavra, existe um primeiro contacto com o vocabulário numa sequência que engloba todos os sons da língua e depois aquisição de certas palavras, iniciando-se a formação de frases), sentenciação (a unidade inicial é a frase, depois é dividida em palavras de onde são depois extraídas as unidades mais simples: as sílabas) ou global (método composto por várias unidades de leitura com começo meio e fim, sendo ligados com frases com sentido para formar um enredo de interesse na criança).

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Tópico 5 – Clique para avançar Empty Comentário geral aos comentários das colegas

Mensagem  Convidado Ter Nov 11, 2014 8:41 pm

Concordo com os comentários das colegas.

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Tópico 5 – Clique para avançar Empty Comentário individual

Mensagem  Convidado Sex Nov 14, 2014 6:20 pm

Os Métodos sintéticos são os mais antigos, apresentam os processos alfabéticos, fônicos e o silábico.
O processo alfabético é um dos mais antigos métodos de alfabetização e tem como ponto de partida a decoração, em que o aluno aprende inicialmente as letras, passando depois para a formação das sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, a formação das palavras que constroem o texto.
O processo fônico (fonético) é a memorização dos sons das letras antes de fazer a associação com os desenhos que as representa, sendo que primeiramente o aluno parte do som das letras passando para a união do som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada.
E no processo silábico (silabação), o aluno aprende primeiramente as sílabas para depois passar a formar as palavras.

Os Métodos globais  e mistos (sintético-analíticos) caracterizam-se por explorar o todo significativo e as partes simultaneamente. Sendo que estes métodos conferem mais autonomia ao aluno, permitindo-lhe reconhecer palavras, formar novos vocábulos, formular frases e, mais tarde, organizar uma história. Estes métodos parte da palavra, passando para a frase, formando um texto, retirando novamente a palavra para decompô-la em sílabas; seguidamente da frase, retirando a palavra para chegar à sílaba; e por fim, da história, retirando a palavra-chave para depois destacar a sílaba.


Última edição por Catarina Raimundo em Dom Nov 16, 2014 10:08 pm, editado 1 vez(es)

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Tópico 5 – Clique para avançar Empty Re: Tópico 5 – Clique para avançar

Mensagem  Convidado Sex Nov 14, 2014 9:52 pm

Métodos Sintéticos

O método sintético surgiu no século XVIII como proposta de superação da soletração e deu início ao processo de alfabetização a partir da silaba. Neste método acredita-se que no início da aprendizagem a criança deve começar do mais fácil para o mais difícil, do mais simples para o mais complexo. Ou seja, primeiro inicia-se com a letra depois a sílaba a palavras a frase por último o texto.
Com a modalidade dos métodos sintéticos, podem apresentar-se os processos alfabéticos, fónicos e o silábico.

Métodos Analíticos

Contrariamente ao método sintético, que parte de unidades de análise maiores para depois decompô-las em unidades cada vez menores, os métodos analíticos partem de palavras, orações e contos/textos para as letras e silabas.
O método analítico é dividido em:

-Palavração
Neste método o aluno aprende, em primeiro lugar, as palavras e só então se introduz a separação em sílabas para a formação de novas palavras.

- Sentenciação
Neste método o aluno aprende uma frase de acordo com o interesse de todos os alunos, que em seguida é dividida em palavras que são novamente divididas em sílabas e que uma vez aprendidas serão usadas na leitura de novas palavras.

-Conto ou texto
Neste método o professor apresenta ao aluno um texto que é lido em voz alta e após a leitura é destaca uma frase, uma palavra, até chegar às sílabas ou às letras para formar novas palavras. A ideia fundamental é fazer com que a criança entenda que ler é descobrir o que está escrito.


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Tópico 5 – Clique para avançar Empty Comentário ao comentário das colegas

Mensagem  Convidado Seg Dez 08, 2014 4:12 pm

Concordo com tudo o que foi afirmado pelas minhas colegas.
Todas acabaram por dizer o mesmo,de uma maneira ou de outra, sendo que o que foi afirmado vai de encontrou ao que foi dito por outra(s) colega(s), estão mais completo ou não.

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