Fóruns DLP e EML
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópico 9 – Clique para avançar

Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty Tópico 9 – Clique para avançar

Mensagem  Admin Seg Out 27, 2014 2:51 pm

Partindo desta afirmação, vamos propor-lhe diversos tópicos de reflexão. Para os discutir com os restantes participantes, deverá deixar comentários sobre cada tópico, procurando comentar, também, as respostas deixadas pelos seus colegas.

i) Estratégias centradas na motivação para a leitura e sugestões de actividades

ii) Estratégias centradas no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura e sugestões de actividades

(Quando terminar, siga para o Tópico 10)

Admin
Admin

Mensagens : 617
Data de inscrição : 04/09/2012

http://dlpeeml.forumportugues.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty .

Mensagem  Convidado Ter Nov 18, 2014 7:23 pm

I) Estratégias centradas na motivação para a leitura e sugestões de atividades
Eu penso que, é também importante que as crianças observem no seu contexto familiar a presença de livros e de adultos leitores. Para que as crianças sejam motivadas para a leitura estas devem frequentar sessões de animação de leitura, onde entram em contato com diversos tipos de texto e que ganhem o gosto pela leitura.

II) Estratégias centradas no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura e sugestões de atividades
Para desenvolver competências em relação à compreensão na leitura as crianças devem acompanhar os adultos na leitura, onde os adultos devem, à medida que vão lendo, passar o dedo por baixo das palavras, enfatizando as sílabas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty Re: Tópico 9 – Clique para avançar

Mensagem  Convidado Qua Nov 19, 2014 7:20 pm

Concordo com as sugestões dadas pela Susana, acrescento que para motivar as crianças para a leitura os livros escolhido devem ter em conta os interesses, motivações, a personalidade e faixa etária da criança, pois caso contrário pode levar à desmotivação da leitura. Para o desenvolvimento de competências ao nível da compreensão na leitura penso que uma leitura repetida e pausada poderá dar tempo para que a criança descodifique e atribua significado às palavras que lê, para além disso poderá ser útil aliar, numa fase inicial, imagem ao texto.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty .

Mensagem  Convidado Dom Nov 23, 2014 10:48 am

Estratégias centradas na motivação para a leitura e sugestões de actividades: Considero importante que as crianças tenham contacto com livros desde muito cedo, desde bebés devem tocar, mexer neles, claro que estes livros tem de ter características que lhes chamem a atenção e serem adequados a sua idade.
O contar de uma história à noite às crianças antes de dormir é outra aposta importante para a motivação da leitura. Assim considero que os pais tem a primeira e grande responsabilidade nesta tarefa. Quando as crianças começam a crescer e entrar na escola, os professores tem a tarefa de os motivar para a leitura orientando-os na escolha de livros que lhes sejam interessantes, que lhes despertem curiosidade e que os motivem para novas leituras. Acontece muitas vezes, uma má escolha do livro nas primeiras leituras das crianças desmotiva-las para leituras posteriores.
Estratégias centradas no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura e sugestões de actividades: Considero importante que para haver um bom desenvolvimento de competências de leitura, os adultos ajudem as crianças na leitura, estando com elas a ler, incentivando-as quando elas tem alguma dificuldade com alguma palavra, explicando o significado de alguma palavra que elas não conheçam, verificando se a criança está a compreender a história ou se está simplesmente a ler palavras.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty .

Mensagem  Convidado Ter Nov 25, 2014 2:39 pm

Estratégias centradas na motivação para a leitura e sugestões de atividades
- Na minha opinião, é necessário que as crianças tenham contacto com livros diferentes, logo desde cedo. Estas devem poder contactar com livros grandes, pequenos, com diferentes formas e feitios, cores apelativas, imagens chamativas e histórias interessantes, do seu interesse e que desenvolvam uma componente de aprendizagem. Os pais e professores, devem recomendar às crianças alguns livros que estas poderão ler e, devem realizar, no final, uma conversa com elas sobre o livro de forma a que a criança recorde o que leu e expresse a sua opinião. Finalizada esta atividade, os professores devem explorar com as crianças todos os constituintes dos livros (capa, contracapa, folha de rosto, autos, interpretação das imagens e do texto). Poderá realizar-se outro tipo de atividades no final da leitura dos livros, como um pequeno teatro ou teatro de fantoches, ou ilustração de alguma parte do livro, entre outras.

Estratégias centradas no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura e sugestões de atividades
- No final das crianças lerem um texto ou um livro, o professor deverá realizar algumas perguntas às crianças de forma a ajudar a interpretar e compreender melhor a história, como perguntar determinadas coisas sobre cada personagem ou sobre o desenrolar da história. Poderá ser pedido a uma criança que resuma o que foi lido, para que, quem não tenha compreendido, consiga, desta forma, compreender melhor.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty .

Mensagem  Convidado Ter Nov 25, 2014 2:40 pm

i) Estratégias centradas na motivação para a leitura e sugestões de actividades
Para que as crianças criem o gosto pelo leitura penso que é extremamente necessário que no seu meio familiar hajam pessoas que possam dar essa influência positiva à criança. O facto de um pai ou mãe tirarem meia hora da sua noite para ler uma história à sua/seu filha/o antes de este/a irem dormir é uma motivação para criança comece a gostar do livro em si, do folhear e de tudo o que a leitura possa oferecer. É importante deixar a criança, desde bebé poder tocar no livro folheá-lo e se for preciso até trincá-lo (uma vez que o fazem com tudo), é importante que este tenha um contacto com o livro. Estas são “atividades” que os pais podem e devem fazer para que cresça na criança o gosto pela leitura.


ii) Estratégias centradas no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura e sugestões de actividades
Tal como disse no tópico anterior, toda a interação com os livros que a criança possa ter é muito importante para incutir o gosto pela leitura mas também para que desenvolva diferentes competências, no ínicio desenvolvendo a competência de folhear o livro da esquerda para direita sabendo que se lê (apesar de não saberem ler) de cima para baixo e novamente da esquerda para a direita.
Numa fase mais avançada a criança já lê podendo ler primeiramente de uma forma hesitante onde faz muitas pausas para decifrar palavras que ainda lhe são desconhecidas, passando depois para a leitura expressiva onde já lê sem qualquer tipo de hesitação. Nesta leitura é importante que a criança leia bem mas que consiga perceber e interpretar o que está a ler. Por isso é que é tão importante a interpretação do texto após a leitura (como vemos nos manuais escolares) pois só assim o professor consegue compreender se a criança já compreende aquilo que lê.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty Re: Tópico 9 – Clique para avançar

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos