Fóruns DLP e EML
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópico 9 – Clique para avançar

Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty Tópico 9 – Clique para avançar

Mensagem  Admin Seg Out 27, 2014 2:52 pm

Partindo desta afirmação, vamos propor-lhe diversos tópicos de reflexão. Para os discutir com os restantes participantes, deverá deixar comentários sobre cada tópico, procurando comentar, também, as respostas deixadas pelos seus colegas.

i) Estratégias centradas na motivação para a leitura e sugestões de actividades

ii) Estratégias centradas no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura e sugestões de actividades

(Quando terminar, siga para o Tópico 10)

Admin
Admin

Mensagens : 617
Data de inscrição : 04/09/2012

http://dlpeeml.forumportugues.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty A minha opinião

Mensagem  Convidado Sex Out 31, 2014 12:17 pm




É necessário que haja motivação, incentivando o gosto de ler. Por isso é tão importante as estratégias centradas na motivação para a leitura que para mim são: a curiosidade da leitura, o envolvimento da leitura, a importância da leitura, leitura para o desenvolvimento, leitura para notas, competição na leitura, leitura por razões sociais, concordância da leitura, experiências anteriores com livros, interações sociais acerca de livros, acesso aos livros e escolha de livros que com esta motivação faz aumentar a nossa persistência, bem como o tempo, a determinação e a energia, mesmo quando encontramos dificuldades ou obstáculos. As atividades que propunha seriam do tipo investigativas onde os alunos escolheriam que tipo de textos trabalhar podendo assim se motivarem para a leitura. Posteriormente partilhariam com os colegas para os incentivar a ler outro tipo de textos, depois demonstraria a importância da leitura e levá-los-ia a animações de leituras. Por fim indicaria livros para lerem cativando-os com resumos ou excertos dos livros que se encontrariam na biblioteca da escola ou municipal.

As estratégias centradas no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura são: reconhecimento automático da língua, conhecimento da língua, experiência individual da língua e experiência e conhecimento do mundo. As atividades que propunha, para além das referidas anteriormente, seriam utilizar ainda histórias da terra como por exemplo lendas, lenga lengas, trava-línguas entre outras e introduzir os estrangeirismos, regionalismos e palavras que são faladas e não escritas para perceber o que há de mal.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty Reflexão Andreia Martins

Mensagem  Convidado Ter Nov 11, 2014 3:44 pm

Há um conjunto de estratégias centradas na motivação para a leitura, tais como: a criação de materiais para a leitura (ler e escrever em conjunto com os alunos); rodear os alunos de um universo de leitura (diversas atividades de sala de aula – leitura em voz alta, elementos de transmissão de leitura como cd’s e dvd’s, cantinho da leitura,…); variação das experiências de leitura dos alunos (comparação de textos e de linguagem de textos e de diferenciação de tipos de texto); promoção da partilha de experiências de leitura (diversidade de atividades a ser desenvolvidas nas aulas com a finalidade de ler em voz alta para os outros, discutir o sentido de palavras e passagens de um texto, falar para os outros dos textos lidos por si, cruzar a leitura com outras atividades relativas ao tratamento da língua).

Relativamente ao conjunto de estratégias centradas no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura devemos trabalhar a apreensão das ideias veiculadas pelos textos lidos (realizar atividades centradas em elementos do texto e nas ligações entre eles, realizar atividades centradas em ideias veiculadas pelos elementos do texto), trabalhar a identificação das ideias principais veiculadas pelos textos lidos (atividades centradas na identificação do tema do texto, atividades centradas na identificação das suas ideias principais e secundárias), trabalhar a identificação da estrutura característica de um dado tipo de texto num texto lido (atividades centradas na identificação das diferentes categorias da estrutura característica do texto e da sua organização do texto lido, atividades centradas na identificação de marcas textuais que ajudam a definir as diferentes partes características da respetiva estrutura num dado texto).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty Reflexão pessoal

Mensagem  Convidado Seg Nov 17, 2014 7:19 pm

Para que a criança adquira hábitos de leitura é necessário apelar aos seus gostos e interesses para que haja uma motivação, contudo apenas isso não me parece que seja suficiente. É necessário, também, algo de apelativo, como por exemplo: o uso de vários matérias didáticos para a leitura, como por exemplo CD’s, DVD’s, livros pop-up, etc. ; trabalho em grupo, como leitura e escrita em conjunto; crianças de espaços promotores da leitura, como o cantinho da leitura, que permite às crianças explorarem o mundo dos livros; diversificadas formas de leitura, como a leitura em voz alta e através de elementos de transmissão de leitura; experiências variadas de leitura por comparação de diferentes tipos de texto e linguagem usada nesses tipos de texto; promover a partilha de experiência enquanto leitor/de leitura de modo a discutir com as crianças o sentido das palavras expressas no texto e as outras experiências que leitura que já vivenciaram; mostrar a importância da leitura, tanto para o desenvolvimento como para as notas e a relações sociais.

Não devemos esquecer que tudo isto deve ser desenvolvido com o objetivo de que as crianças desenvolvam as suas competências em compreensão na leitura, sendo elas: o conhecimento e reconhecimento da língua expressa no texto, a relação entre a experiência individual da criança e o seu conhecimento do mundo; bem como a leitura correta em voz alta de um texto.

Pondo isto, é possível realizarmos várias atividades com as crianças como propor às crianças que escolha um livro e o leia em voz para a turma, para que estes tenham contato com outros textos; propor a leitura e análise vários tipos de textos para que estas saibam da sua existência, e identifiquem as ideias principais e a sua estrutura caraterística, para que estas tenham contato com os mesmos, como por exemplo: lendas, poemas, lenga lengas, trava-línguas, etc.; realizar uma animação de leitura de forma a demostrar-lhes a sua importância e propor-lhes que também o façam de um texto à sua escolha ou da escolha do professor; levar as crianças a biblioteca para assistirem à “hora do conto” e também permitir que estes explorem a mesma, permitindo que escolham um livro e o requisitem para posterior leitura em sala de aula; etc.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty Meu comentário

Mensagem  Convidado Ter Nov 25, 2014 12:21 pm

i) Estratégias centradas na motivação para a leitura e sugestões de atividades

Os programas curriculares apresentam os domínios de ouvir/falar, ler e escrever em 3 blocos distintos, mas no entanto pressupõe sempre uma prática integrada., operacionalizando-se num processo pedagógico centrado nos alunos, em interação com a turma e com o professor, construindo as suas aprendizagens. No domínio LER são apresentados como objetivos gerais:
- Aprofundar o gosto pessoal pela leitura.
- Contactar com textos de géneros e temas variados da literatura nacional e universal.
- Desenvolver a competência da leitura: interagir com o universo textual, a partir da sua experiência e conhecimento do mundo e da sua competência linguística;
- apropriar-se de estratégias para a construção de sentidos.
Portanto é muito importante que o professor/educador proporcione momentos qualitativos de contato com a leitura. Pode por exemplo convidar pessoas para irem à sala fazer animações de leitura, criar um conceito de “biblioteca de sala de aula” em que as crianças traziam de casa um livro para contribuir para a construção dessa biblioteca.
Por norma os hábitos de leitura das crianças estão interligados com os mesmos hábitos (existentes ou não) nos pais e pares, portanto é também de extrema importância sensibilizar os pais para a criação de hábitos de leitura desde cedo, partindo de casa.


ii) Estratégias centradas no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura e sugestões de actividades
«Ler é um processo universal de obtenção de significados. Cada leitor, a partir da sua experiência e conhecimento do mundo, interage com o universo textual, desencadeia estratégias várias para elaborar sentidos, confirma e controla pela leitura a justeza das estratégias que utilizou. Em grupo, a construção de sentidos pode alargar-se pela expressão e negociação de interpretações que respeitem as características próprias de cada obra e que valorizem aspectos contextuais. A escola deve ajudar o aluno a apropriar-se de estratégias que lhe permitam aprofundar a relação afectiva e intelectual com as obras, a fim de que possa traçar, progressivamente, o seu próprio percurso enquanto leitor e construir a sua autonomia face ao conhecimento. Favorecer o gosto de ler implica que a instituição escolar proporcione ocasiões e ambientes favoráveis à leitura silenciosa e individual e que promova a leitura de obras variadas em que os alunos encontrem respostas para as suas inquietações, interesses e expectativas. Ler não pode, pois, restringir-se à prática exaustiva da análise, quer de excertos, quer mesmo de obras completas. O prazer de ler, a afirmação da identidade e o alargamento das experiências resultam das projecções múltiplas do leitor nos universos textuais.»
Eu penso que esta afirmação poderá ser bastante importante ao pensarmos no desenvolvimento de competências linguísticas. Desde cedo se deverá proporcionar momentos de leitura às crianças, mesmo quando elas ainda não sabem ler. Desenvolver competências de leitura pressupõe um alargado contato com a literatura e reflexão sobre este mesmo processo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty Comentário ao comentário das colegas

Mensagem  Convidado Seg Dez 08, 2014 4:14 pm

Concordo plenamente com o que foi escrito pelas minhas colegas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 9 – Clique para avançar Empty Re: Tópico 9 – Clique para avançar

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos