Tópico 17 – Clique para avançar
Fóruns DLP e EML :: Fóruns DLP :: PARTE III – Estratégias didáticas centradas no desenvolvimento da competência ortográfica :: Grupo 5
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Partindo desta afirmação, vamos propor-lhe diversos temas de reflexão. Para os discutir com os participantes, deverão deixar comentários sobre cada tema, procurando comentar, também, as respostas deixadas pelos colegas.
i) Estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
ii) Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
(Quando terminar, siga para o Tópico 18)
i) Estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
ii) Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
(Quando terminar, siga para o Tópico 18)
Opinião Evangelina
i) Estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua:
- Fazer ditados; Construção de textos.
ii) Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua:
Preencher espaços deixados em branco numa palavra;
Rever os textos dos colegas;
Rever textos e apontar as palavras mais difíceis para si.
etc.
- Fazer ditados; Construção de textos.
ii) Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua:
Preencher espaços deixados em branco numa palavra;
Rever os textos dos colegas;
Rever textos e apontar as palavras mais difíceis para si.
etc.
Última edição por Evangelina Sousa em Ter Nov 18, 2014 2:35 pm, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Tópico 17 – Clique para avançar
i) Estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
orientação correctiva: apresentação das regras ortográficas para serem memorizadas, ditado
orientação preventiva:Visualização da palavra, Reforço auditivo, Conteúdo semântico, Indução da regra ortográfica, Cópia de palavras, Exercícios de reforço
ii) Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
-suprimir palavras em canções;
- reconstituir a ordem das palavras numa pequena «frase» em que o professor a alterou;
- nomear palavras que se iniciem com a mesma sílaba;
- detectar o intruso, indicando qual das palavras não começa por determinada sílaba;
- rever o texto escrito, efectuando as correcções que conseguir, discutindo-as com o professor/reeducador e procedendo ao levantamento de todas as palavras relativamente às quais tem dúvidas;
- rever o texto de um colega;
- elaborar uma lista de incorrecções que tendem a surgir nos seus textos;
- escolher entre as palavras de um texto as que consideram mais difíceis, quanto à ortografia.
Convidado- Convidado
Tópico 17
O ensino/aprendizagem da ortografia deverá ter em conta as capacidades específicas dos alunos, sendo necessário promover as relações que a ortografia sustenta com os outros domínios da língua, nomeadamente no funcionamento dos textos e na produção escrita. (Centre Régional de Documentation Pédagogique de Champagne-Ardenne, 1993)
i) Estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
- Conto e reconto de histórias para o conhecimento das palavras e associação de contextos.
ii) Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua:
- Circundar palavras consideradas mais difíceis e perceber o seu contexto para posteriormente realizar um trabalho de interpretação;
- Rever textos e realizar cópias;
- Realizar um trabalho de pesquisa criando o seu próprio dicionário;
- Criar jogos de palavras;
i) Estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
- Conto e reconto de histórias para o conhecimento das palavras e associação de contextos.
ii) Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua:
- Circundar palavras consideradas mais difíceis e perceber o seu contexto para posteriormente realizar um trabalho de interpretação;
- Rever textos e realizar cópias;
- Realizar um trabalho de pesquisa criando o seu próprio dicionário;
- Criar jogos de palavras;
Convidado- Convidado
Tema III Tópico 17
Após a leitura da afirmação aponto como estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua atividades para intervir nas incorreções por transcrição da oralidade corrente.
As sugestões de atividades que estão centradas em aspectos que integrem esta competência com outros domínios da língua e que sugiro são atividades de como falamos habitualmente que tem como objetivos desenvolver a consciência da variação linguística ligada a factores discursivos, estabelecer relações entre formas de diferentes registos, relacionar a forma ortográfica com registos mais formais.
Inicialmente o professor chamaria a atenção dos alunos para a forma como pronunciamos determinadas palavras como tá ou stá por está, por exemplo.
Depois iria pedir aos alunos que tentassem encontrar outras palavras que também sofram alterações num registo menos cuidado.
Seguidamente, introduziriam a forma ortográfica das palavras, observando como estão representados os sons que normalmente não dizemos.
Por fim, os alunos fariam registo no caderno diário para estas palavras pois devem ter cuidado para não as escreverem da forma como normalmente as dizem, reforçando a consciência em relação às variantes fonéticas e a sua forma ortográfica.
As sugestões de atividades que estão centradas em aspectos que integrem esta competência com outros domínios da língua e que sugiro são atividades de como falamos habitualmente que tem como objetivos desenvolver a consciência da variação linguística ligada a factores discursivos, estabelecer relações entre formas de diferentes registos, relacionar a forma ortográfica com registos mais formais.
Inicialmente o professor chamaria a atenção dos alunos para a forma como pronunciamos determinadas palavras como tá ou stá por está, por exemplo.
Depois iria pedir aos alunos que tentassem encontrar outras palavras que também sofram alterações num registo menos cuidado.
Seguidamente, introduziriam a forma ortográfica das palavras, observando como estão representados os sons que normalmente não dizemos.
Por fim, os alunos fariam registo no caderno diário para estas palavras pois devem ter cuidado para não as escreverem da forma como normalmente as dizem, reforçando a consciência em relação às variantes fonéticas e a sua forma ortográfica.
Convidado- Convidado
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