Tópico 19 – Clique para avançar
Fóruns DLP e EML :: Fóruns DLP :: PARTE III – Estratégias didáticas centradas no desenvolvimento da competência ortográfica :: Grupo 5
Página 1 de 1
Tópico 19 – Clique para avançar
De seguida, todos os participantes deverão confrontar a informação que reuniram sobre o tópico em análise com a que é referida por autores relevantes neste domínio.
Para isso, cada elemento do grupo deverá abrir o documento que se encontra anexado a este tópico.
Após a leitura individual, cada participante deste grupo deverá comentar a sua leitura com os restantes colegas.
(Quando terminar, siga para o Tópico 20)
Para isso, cada elemento do grupo deverá abrir o documento que se encontra anexado a este tópico.
Após a leitura individual, cada participante deste grupo deverá comentar a sua leitura com os restantes colegas.
(Quando terminar, siga para o Tópico 20)
- Anexos
Tema III Tópico 19
Posteriormente a leitura do texto contendo várias referências de autores posso afirmar que este vai em parte de encontro a minha opinião.
O processo de escrita é complexo e por isso as dificuldades em representar as palavras por meio da ortografia tornam-se mais complexas. Por isso estas dificuldades não se devem prolongar para além do 1º CEB pois tornam a relação do aluno com a escrita mais complicada.
Para tentar auxiliar os alunos existem dois tipos de estratégias que os professores podem utilizar nomeadamente estratégias de orientação correctiva e de orientação preventiva.
No entanto são apresentadas estratégias que combinam estas duas vertentes de modo a termos um desenvolvimento eficiente desta competência que são elas estratégias integradores e metalinguísticas- estas duas vertentes deve ser articuladas.
Como atividades os autores apresentam-nos atividades de atuação na vertente metalinguística como por exemplo detetar o intruso, indicando qual das palavras não começa por determinada sílaba, rever o texto de um colega, entre outras. As atividades de atuação na vertente integradora mas que estão em articulação com as atividades da vertente metalinguística, por exemplo a produção de textos criativos, e atividades de atuação na vertente integradora mas com motivações que desencadeiam a reutilização das palavras que emergiram na vertente metalinguística por exemplo partindo de indutores exteriores às palavras em si.
Para finalizar é-nos apresentado um conjunto de atividades que reinventam exercícios tradicionais como por exemplo o ditado interativo, a releitura com focalização, entre outros.
O processo de escrita é complexo e por isso as dificuldades em representar as palavras por meio da ortografia tornam-se mais complexas. Por isso estas dificuldades não se devem prolongar para além do 1º CEB pois tornam a relação do aluno com a escrita mais complicada.
Para tentar auxiliar os alunos existem dois tipos de estratégias que os professores podem utilizar nomeadamente estratégias de orientação correctiva e de orientação preventiva.
No entanto são apresentadas estratégias que combinam estas duas vertentes de modo a termos um desenvolvimento eficiente desta competência que são elas estratégias integradores e metalinguísticas- estas duas vertentes deve ser articuladas.
Como atividades os autores apresentam-nos atividades de atuação na vertente metalinguística como por exemplo detetar o intruso, indicando qual das palavras não começa por determinada sílaba, rever o texto de um colega, entre outras. As atividades de atuação na vertente integradora mas que estão em articulação com as atividades da vertente metalinguística, por exemplo a produção de textos criativos, e atividades de atuação na vertente integradora mas com motivações que desencadeiam a reutilização das palavras que emergiram na vertente metalinguística por exemplo partindo de indutores exteriores às palavras em si.
Para finalizar é-nos apresentado um conjunto de atividades que reinventam exercícios tradicionais como por exemplo o ditado interativo, a releitura com focalização, entre outros.
Convidado- Convidado
Opinião Evangelina
Após a leitura vejo que existem imensas atividades para trabalhar as questões da ortografia, e que estas devem ser aplicadas dependendo da razão existencial do erro, e também ter em conta qual a melhor estratégia para cada aluno. O melhor é utilizar tanto estratégias da vertente integradora como da vertente meta-linguística, para obter melhores resultados.
É também importante que o aluno se consciencialize dos próprios erros. O professor deve proporcionar estratégias motivadoras, pois só assim é possível alcançar. É importante, na minha opinião, conhecer bem a "raíz" do erro para saber a melhor estratégia a aplicar.
É também importante que o aluno se consciencialize dos próprios erros. O professor deve proporcionar estratégias motivadoras, pois só assim é possível alcançar. É importante, na minha opinião, conhecer bem a "raíz" do erro para saber a melhor estratégia a aplicar.
Convidado- Convidado
Tópicos semelhantes
» Tópico 11 – Clique para avançar
» Tópico 3 – Clique para avançar
» Tópico 3 – Clique para avançar
» Tópico 15 – Clique para avançar
» Tópico 11 – Clique para avançar
» Tópico 3 – Clique para avançar
» Tópico 3 – Clique para avançar
» Tópico 15 – Clique para avançar
» Tópico 11 – Clique para avançar
Fóruns DLP e EML :: Fóruns DLP :: PARTE III – Estratégias didáticas centradas no desenvolvimento da competência ortográfica :: Grupo 5
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|