Fóruns DLP e EML
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópico 13 – Clique para avançar

Ir para baixo

Tópico 13 – Clique para avançar Empty Tópico 13 – Clique para avançar

Mensagem  Admin Qua Nov 07, 2012 3:59 pm


Partindo da afirmação de Barbeiro, comente e discuta com os restantes intervenientes neste Fórum:
i) O lugar da ortografia no processo de escrita
ii) Princípios essenciais a ter em conta na aprendizagem da ortografia
a. antes da escolarização
b. na escolarização
iii) O papel do erro na aquisição e desenvolvimento da competência ortográfica

(Quando terminar, siga para o Tópico 14)

Admin
Admin

Mensagens : 617
Data de inscrição : 04/09/2012

http://dlpeeml.forumportugues.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 13 – Clique para avançar Empty Barbeiro

Mensagem  Convidado Ter Nov 25, 2014 4:27 pm

Atentando a questão de Barbeiro : “Se tivéssemos de aprender a escrever uma língua desconhecida sem ter acesso à pronúncia, nem a uma estrutura morfológica interna, mas apenas à forma gráfica constituída por sequências de letras, quantas palavras conseguiríamos decorar, na sua sequência integral?”
i) O lugar da ortografia no processo de escrita : a ortografia atua através da reparação de falhas e através da articulação com outras competências.

ii) Princípios essenciais a ter em conta na aprendizagem da ortografia
a. antes da escolarização : distinção de um texto escrito de um desenho; relação ente a função comunicativa da escrita com um determinado contexto; aplicação de princípios específicos da expressão escrita; identificação de sílabas numa palavra; podem compreender representações de segmentos fónicos.
b. na escolarização : desenvolvimento de estratégias pela descoberta, que permitem que a criança pense e construa o seu próprio conhecimento, privilegiando-se deste modo todos os seus conhecimentos significativos, para que mantenha as regras da grafia sempre presentes.
iii) O papel do erro na aquisição e desenvolvimento da competência ortográfica: os erros ortográficos podem ser uma estratégia para desenvolver a competência ortográfica, cabendo ao professor, compreender o que aluno já aprendeu e procurar dar pistas ao aluno para que este possa corrigir os seus erros, dando-lhe um feedback constante.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 13 – Clique para avançar Empty Mariana Pinho

Mensagem  Mariana Ter Nov 25, 2014 5:32 pm

i)O lugar da ortografia no processo de escrita

A ortografia da língua portuguesa é o sistema de escrita padrão usado para representar a língua portuguesa. A ortografia do português usa o alfabeto latino de 26 letras complementado por sinais diacríticos.
O princípio fonético dos alfabetos estipula que cada letra deve representar um único som, e que cada som deve ser representado por uma única letra. Na prática, a relação entre letras e sons é imperfeita na maioria das línguas, sendo impossível de ser plenamente atingida em idiomas como o português, nos quais o número de fonemas é maior que o número de grafemas que os representem.
A ortografia portuguesa tem, por um lado, sons representados por mais de uma letra, e, por outro, letras que podem representar mais de um som. Algumas dessas irregularidades existem para todos os falantes do português, mas a maioria só vale para alguns dialetos.

ii) Princípios essenciais a ter em conta na aprendizagem da ortografia

a. antes da escolarização: algumas crianças já sabem distinguir em desenho de um texto escrito; algumas crianças ja sabem escrever o nome antes de ir par a escola

b. na escolarização: aprender a desenhar as letras; conhecer um basto número de palavras; aprender a escrever corretamente;


iii)O papel do erro na aquisição e desenvolvimento da competência ortográfica

O erro ortográfico pode constituir uma pista que ajude o professor a adotar estratégias que permitam desenvolver a competência ortográfica, a partir do que o aluno já aprendeu, tento em conta algumas falhas na sua aprendizagem. É muito importante nunca excluir a criança.

Mariana
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 13 – Clique para avançar Empty Joana Moura

Mensagem  Convidado Ter Nov 25, 2014 5:39 pm

Partindo da afirmação de Barbeiro, comente e discuta com os restantes intervenientes neste Fórum:
i) O lugar da ortografia no processo de escrita
A ortografia de uma língua coloca desafios que vão para além da simples transcrição, mesmo quando essa transcrição já se baseia no princípio alfabético.

ii) Princípios essenciais a ter em conta na aprendizagem da ortografia
a. antes da escolarização podemos afirmar que a apropriação da linguagem escrita é de natureza social, uma vez que o domínio do sistema de escrita não se reduz ao domínio gráfico nem à transposição da linguagem verbal. A linguagem escrita tem funções bem definidas e manifesta-se através de diferentes registos.
É muito importante o contacto com os desenhos

b. na escolarização
As crianças não aprendem a ler e a escrever apenas porque vêem pessoas a ler e a escrever, mas porque elaboram e transformam as informações que encontram no seu meio. O contacto com diferentes textos permite que as crianças que percebam que as letras não são apenas marcas no papel e sim objetos substitutos, isto é, que representam alguma coisa, que há diferentes modos de escrever e diferentes contextos funcionais para ler e escrever. Esse processo é favorecido por uma série de objetos físicos que contêm escritas, tais como: livros, revistas, embalagens, rótulos, cartas, receitas, mapas, listas telefónicas ...

iii) O papel do erro na aquisição e desenvolvimento da competência ortográfica
Analisar habilidades ortográficas de crianças diagnosticadas com problemas de aprendizagem. Foram quantificados e classificados erros produzidos pelas crianças, visando descrever aqueles de maior frequência, verificando se há diferença entre a ocorrência dos mesmos. Pretendeu-se caracterizar um perfil ortográfico indicativo das dificuldades gerais mais comuns.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 13 – Clique para avançar Empty Marta Costa

Mensagem  Convidado Ter Dez 02, 2014 11:40 am

A escrita depende da ortografia, na medida em que um aluno só sabe escrever quando domina o desenho das letras do alfabeto e as regras e normas de as escrever.
Princípios essenciais a ter em conta na aprendizagem (APZ):
a) a criança reconhece algumas letras;
os adultos e as crianças deveram falar bem o português, porque as crianças escrevem como falam.
b) Os alunos percebem as normas e regras para um bom domínio da escrita;
Os alunos sabem aplicar as normas e regras;
O erro tem sempre um papel bastante importante na APZ, na medida em que se aprende também pelos erros. O erro na aquisição e desenvolvimento da competência ortográfica permite que a criança assimile o erro, assim da próxima vez que escrever a palavra já não o voltará a dar.


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 13 – Clique para avançar Empty Re: Tópico 13 – Clique para avançar

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos