Tópico 17 – Clique para avançar
Fóruns DLP e EML :: Fóruns DLP :: PARTE III – Estratégias didáticas centradas no desenvolvimento da competência ortográfica :: Grupo 7
Página 1 de 1
Tópico 17 – Clique para avançar
Partindo desta afirmação, vamos propor-lhe diversos temas de reflexão. Para os discutir com os participantes, deverão deixar comentários sobre cada tema, procurando comentar, também, as respostas deixadas pelos colegas.
i) Estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
ii) Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
(Quando terminar, siga para o Tópico 18)
Tópico
i) Estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
Segundo o Centre Régional de Documentation Pédagogique de Champagne-Ardenne, o ensino/aprendizagem da ortografia deverá ter em conta as capacidades específicas dos alunos, sendo necessário promover as relações que a ortografia sustenta com os outros domínios da língua, nomeadamente no funcionamento dos textos e na produção escrita, assim há várias estratégias que podem funcionar muito bem tais como:
- Ditados
- Cópias
- Canções (audição tem um papel fundamental no desenvolvimento desta competência)
- Exercícios
- Construção de textos
ii) Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
- Fazer a revisão de textos/exercícios de colegas
- Detetar o intruso de uma determinada palavra
- Elaborar lista de erros que costuma ter mais, de modo a perceber em que palavras tem mais dificuldades
- Preencher espaços
- Passar da letra, para a sílaba, para a palavra e por fim, frase
- Selecionar palavras que tenham regras idênticas de construção
- Construir jogos didáticos
Convidado- Convidado
Joana Moura
i) Estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
- leitura em voz alta de textos;
- cópias de textos;
- ditados;
- audição de textos.
ii) Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
- Concurso de poesia;
- palavras cruzadas;
- Canções
- rimas;
- completar espaços;
- Detetar o erro.
Convidado- Convidado
Mariana Pinho
Estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua: construção de textos, cópias, ditados, audição de textos e de músicas.
Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua: preenchimento de espaços em branco, rimas, canções, jogos, aprender através dos erros dados.
Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua: preenchimento de espaços em branco, rimas, canções, jogos, aprender através dos erros dados.
Convidado- Convidado
Marta Costa
Estratégias de ensino/aprendizagem da competência ortográfica centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
- composições de tema livre;
- ditados;
- cópias;
- ditados de textos gravados.
Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
- jogos com recursos didáticos ou não;
- exercícios de “caça ao erro”;
- exercícios com letras que se confundem;
- exercícios de palavras com o mesmo fonema e que o seu grafema é diferentes.
- composições de tema livre;
- ditados;
- cópias;
- ditados de textos gravados.
Sugestões de atividades centradas em aspetos que integrem esta competência com outros domínios da língua
- jogos com recursos didáticos ou não;
- exercícios de “caça ao erro”;
- exercícios com letras que se confundem;
- exercícios de palavras com o mesmo fonema e que o seu grafema é diferentes.
Convidado- Convidado
Tópicos semelhantes
» Tópico 7 – Clique para avançar
» Tópico 3 – Clique para avançar
» Tópico 3 – Clique para avançar
» Tópico 11 – Clique para avançar
» Tópico 10 – Clique para avançar
» Tópico 3 – Clique para avançar
» Tópico 3 – Clique para avançar
» Tópico 11 – Clique para avançar
» Tópico 10 – Clique para avançar
Fóruns DLP e EML :: Fóruns DLP :: PARTE III – Estratégias didáticas centradas no desenvolvimento da competência ortográfica :: Grupo 7
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|