Tópico 11 – Clique para avançar
Fóruns DLP e EML :: Fóruns DLP :: PARTE III – ESTRATÉGIAS DIDÁCTICAS E ACTIVIDADES PROMOTORAS DA MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA E DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM COMPREENSÃO NA LEITURA :: Grupo 1
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De seguida, todos os participantes deverão confrontar a informação que reuniram sobre o tópico em análise com a que é referida por autores relevantes neste domínio.
Para isso, cada elemento do grupo deverá abrir o documento que se encontra anexado a este tópico.
Após a leitura individual, cada participante deste grupo deverá comentar a sua leitura com os restantes colegas.
(Quando terminar, siga para o Tópico 12)
Para isso, cada elemento do grupo deverá abrir o documento que se encontra anexado a este tópico.
Após a leitura individual, cada participante deste grupo deverá comentar a sua leitura com os restantes colegas.
(Quando terminar, siga para o Tópico 12)
- Anexos
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I) Estratégias centradas na motivação para a leitura e sugestões de atividades
De modo, a motivar as crianças para a leitura e com base no documento, penso que é importante que as crianças observem no seu contexto familiar a presença de livros e de adultos leitores. Para que as crianças sejam motivadas para a leitura estas devem frequentar sessões de animação de leitura, onde entram em contato com diversos tipos de texto e que ganhem o gosto pela leitura. Podem ainda ter contato com outros elementos de transmissão da leitura (CDs, DVDs, livros, cartazes relativos à leitura). A presença de uma biblioteca escolar ou um cantinho da leitura, no contexto escolar, permite que a criança constate diretamente com os livros, de uma forma, mais próxima.
Aproximar as crianças de diversos tipos de texto, também poderá ser positivo, podendo estas compará-los e até criar textos diferentes tipos de textos.
Pedir às crianças que façam comentários sobre os textos lidos, à turma, partilhando sentimentos e opiniões, poderá, também motivar para a leitura.
II) Estratégias centradas no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura e sugestões de atividades
Para desenvolver competências em relação à compreensão na leitura as crianças devem acompanhar os adultos na leitura, onde os adultos devem, à medida que vão lendo, passar o dedo por baixo das palavras, enfatizando as sílabas.
Penso ainda, que as crianças poderão fazer previsões a partir das ilustrações que acompanham o texto, do título.
Ordenar, ainda parágrafos dos textos e, ainda, responder a questões à cerca do texto.
De modo, a motivar as crianças para a leitura e com base no documento, penso que é importante que as crianças observem no seu contexto familiar a presença de livros e de adultos leitores. Para que as crianças sejam motivadas para a leitura estas devem frequentar sessões de animação de leitura, onde entram em contato com diversos tipos de texto e que ganhem o gosto pela leitura. Podem ainda ter contato com outros elementos de transmissão da leitura (CDs, DVDs, livros, cartazes relativos à leitura). A presença de uma biblioteca escolar ou um cantinho da leitura, no contexto escolar, permite que a criança constate diretamente com os livros, de uma forma, mais próxima.
Aproximar as crianças de diversos tipos de texto, também poderá ser positivo, podendo estas compará-los e até criar textos diferentes tipos de textos.
Pedir às crianças que façam comentários sobre os textos lidos, à turma, partilhando sentimentos e opiniões, poderá, também motivar para a leitura.
II) Estratégias centradas no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura e sugestões de atividades
Para desenvolver competências em relação à compreensão na leitura as crianças devem acompanhar os adultos na leitura, onde os adultos devem, à medida que vão lendo, passar o dedo por baixo das palavras, enfatizando as sílabas.
Penso ainda, que as crianças poderão fazer previsões a partir das ilustrações que acompanham o texto, do título.
Ordenar, ainda parágrafos dos textos e, ainda, responder a questões à cerca do texto.
Convidado- Convidado
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Após a leitura do texto observo que existem muitas atividades para além das que mencionem.
i) Estratégias centradas na motivação para a leitura e sugestões de actividades
- Criar materiais para a leitura (atividades de leitura de textos produzidos pelos próprios alunos, individualmente, a pares ou em grupo);
- Rodear os alunos de um universo de leitura (ex.: implicam trazer materiais de leitura para a sala de aula, “biblioteca de turma”, “cantinho da leitura”, CDs, DVDs, livros, cartazes relativos à leitura, ler alto para os alunos (ou convidar alguém para o fazer);
- Variar as experiências de leitura dos alunos, através de diversas situações de leitura;
- Partilhar experiências de leitura, ou seja, dar a conhecer a outros as suas experiências de leitura.
ii) Estratégias centradas no desenvolvimento de competências de compreensão na leitura e sugestões de actividades, englobam três grandes aspectos:
- Apreensão das ideias veiculadas pelos textos lidos (ex: ordenar elementos do texto, identificar ligações entre eles (explícitas e implícitas), parafrasear ou recontar o texto);
- Identificação das ideias principais dos textos lidos (ex: actividades centradas na identificação do tema do texto, fazer o resumo do texto, na distinção entre as suas ideias principais e secundárias);
- Identificação da estrutura característica de dado tipo de texto num texto lido (actividades centradas na identificação das diferentes categorias da estrutura característica do texto e da sua organização no texto lido: ordenar elementos do texto lido (sobretudo parágrafos), completar textos lidos respeitando a sua estrutura, etc.).
i) Estratégias centradas na motivação para a leitura e sugestões de actividades
- Criar materiais para a leitura (atividades de leitura de textos produzidos pelos próprios alunos, individualmente, a pares ou em grupo);
- Rodear os alunos de um universo de leitura (ex.: implicam trazer materiais de leitura para a sala de aula, “biblioteca de turma”, “cantinho da leitura”, CDs, DVDs, livros, cartazes relativos à leitura, ler alto para os alunos (ou convidar alguém para o fazer);
- Variar as experiências de leitura dos alunos, através de diversas situações de leitura;
- Partilhar experiências de leitura, ou seja, dar a conhecer a outros as suas experiências de leitura.
ii) Estratégias centradas no desenvolvimento de competências de compreensão na leitura e sugestões de actividades, englobam três grandes aspectos:
- Apreensão das ideias veiculadas pelos textos lidos (ex: ordenar elementos do texto, identificar ligações entre eles (explícitas e implícitas), parafrasear ou recontar o texto);
- Identificação das ideias principais dos textos lidos (ex: actividades centradas na identificação do tema do texto, fazer o resumo do texto, na distinção entre as suas ideias principais e secundárias);
- Identificação da estrutura característica de dado tipo de texto num texto lido (actividades centradas na identificação das diferentes categorias da estrutura característica do texto e da sua organização no texto lido: ordenar elementos do texto lido (sobretudo parágrafos), completar textos lidos respeitando a sua estrutura, etc.).
Convidado- Convidado
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Após a leitura dos textos de autores de referencia concluo que no tópico anterior, centrei-me principalmente nas primeiras leituras das crianças fora da escola.
De facto existem muitas actividades que se podem fazer na escola, seja por iniciativa do professor, seja por iniciativa do aluno, que podem motivar para a leitura. Para além das que são mencionadas nos textos, considero também que seria muito estimulante levar os alunos a livrarias ou bibliotecas, onde pudessem explorar os livros, ouvir contar e contar histórias. Outra actividade estimulante seria os professores conseguirem levar alguns autores de livros às escolas, onde estes contassem a sua experiência como leitores e escritores, convivendo mais de perto com os alunos.
Nas estratégias centradas no desenvolvimento de competências de compreensão na leitura e sugestões de actividades, de facto considero importante que as crianças se envolvam directamente na história, podendo recria-la, dando-lhe um novo rumo e até criar um novo final. Poderem também associar a história a alguma experiência pessoal que tenham vivido e contando-a aos colegas. Outra actividade interessante seria cada aluno ou em grupo darem seguimento a uma história já acabada e depois comparar cada uma delas.
De facto existem muitas actividades que se podem fazer na escola, seja por iniciativa do professor, seja por iniciativa do aluno, que podem motivar para a leitura. Para além das que são mencionadas nos textos, considero também que seria muito estimulante levar os alunos a livrarias ou bibliotecas, onde pudessem explorar os livros, ouvir contar e contar histórias. Outra actividade estimulante seria os professores conseguirem levar alguns autores de livros às escolas, onde estes contassem a sua experiência como leitores e escritores, convivendo mais de perto com os alunos.
Nas estratégias centradas no desenvolvimento de competências de compreensão na leitura e sugestões de actividades, de facto considero importante que as crianças se envolvam directamente na história, podendo recria-la, dando-lhe um novo rumo e até criar um novo final. Poderem também associar a história a alguma experiência pessoal que tenham vivido e contando-a aos colegas. Outra actividade interessante seria cada aluno ou em grupo darem seguimento a uma história já acabada e depois comparar cada uma delas.
Convidado- Convidado
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Tendo em conta aquilo que já foi referido no tópico anterior, no final de ler o documento concluo que as estratégias centradas na motivação para a leitura e sugestões de atividades podem ser incluídas em quatro grandes diretrizes:
- Criar materiais para a leitura, ou seja, textos produzidos pelos próprios alunos, individualmente, a pares ou em grupo.
- Rodear os alunos de um universo de leitura, ou seja, trazer materiais de leitura para a sala de aula.
- Variar as experiências de leitura dos alunos, ou seja, por os alunos em diversas situações de leitura, permitindo fazê-lo das mais diversas formas.
- Partilhar experiências de leitura, ou seja, dar a conhecer a outros (professor, outros alunos, outras pessoas) as suas experiências de leitura.
Relativamente às estratégias centradas no desenvolvimento de competências de compreensão na leitura e sugestões de atividades, estas estratégias pretendem trabalhar três grandes aspectos da compreensão na leitura:
- Apreensão das ideias veiculadas pelos textos lidos, ou seja, realizar atividades centradas no texto (palavras, frases, parágrafos) e nas ligações entre ele; e em ideias veiculadas por elementos do texto;
- Identificação das ideias principais dos textos lidos, ou seja, atividades centradas na identificação do tema do texto; e na distinção entre as suas ideias principais e secundárias
- Identificação da estrutura característica de dado tipo de texto num texto lido, ou seja, atividades centradas na identificação das diferentes categorias da estrutura característica do texto e da sua organização no texto lido; e na identificação de marcas textuais que ajudem a definir as diferentes partes características da respectiva estrutura num dado texto.
- Criar materiais para a leitura, ou seja, textos produzidos pelos próprios alunos, individualmente, a pares ou em grupo.
- Rodear os alunos de um universo de leitura, ou seja, trazer materiais de leitura para a sala de aula.
- Variar as experiências de leitura dos alunos, ou seja, por os alunos em diversas situações de leitura, permitindo fazê-lo das mais diversas formas.
- Partilhar experiências de leitura, ou seja, dar a conhecer a outros (professor, outros alunos, outras pessoas) as suas experiências de leitura.
Relativamente às estratégias centradas no desenvolvimento de competências de compreensão na leitura e sugestões de atividades, estas estratégias pretendem trabalhar três grandes aspectos da compreensão na leitura:
- Apreensão das ideias veiculadas pelos textos lidos, ou seja, realizar atividades centradas no texto (palavras, frases, parágrafos) e nas ligações entre ele; e em ideias veiculadas por elementos do texto;
- Identificação das ideias principais dos textos lidos, ou seja, atividades centradas na identificação do tema do texto; e na distinção entre as suas ideias principais e secundárias
- Identificação da estrutura característica de dado tipo de texto num texto lido, ou seja, atividades centradas na identificação das diferentes categorias da estrutura característica do texto e da sua organização no texto lido; e na identificação de marcas textuais que ajudem a definir as diferentes partes características da respectiva estrutura num dado texto.
Convidado- Convidado
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• Estratégias centradas na motivação para a leitura e sugestões de actividades
Estas estratégias podem ser incluídas em quatro pontos:
1. Criar materiais para a leitura
Este ponto engloba todas as atividades onde as crianças lêem os seus próprios textos (produzidos por eles).
2. Rodear os alunos de um universo de leitura
Este ponto contém todas as atividades onde as crianças trazem diferentes materiais de leitura para a sala de aula.
3. Variar as experiências de leitura dos alunos
Tal como o ponto diz, este contêm atividades onde põem os alunos em diversas situações de leitura, podendo fazê-las de diversas formas, como por exemplo: ler o mesmo texto utilizando diferentes formas de leitura como, em voz alta, silenciosa, dramatizada ou em coro).
4. Partilhar experiências de leitura
Tal como o ponto diz, este refere-se a todas as atividades que têm como principal objetivo dar a conhecer a outros (professor, colegas, outras pessoas) as suas experiências de leitura.
• Estratégias centradas no desenvolvimento de competências de compreensão na leitura e sugestões de actividades
Estas estratégias pretendem trabalhar três grandes aspectos da compreensão na leitura:
1. Apreensão das ideias veiculadas pelos textos lidos
Este primeiro ponto engloba actividades centradas em elementos do texto como: palavras, frases, parágrafos) e nas ligações entre eles e em ideias veiculadas por elementos do texto.
2. Identificação das ideias principais dos textos lidos
Este ponto abrange actividades centradas na identificação do tema do texto e na distinção entre as suas ideias principais e secundárias.
3. Identificação da estrutura característica de dado tipo de texto num texto lido
Por fim, este último ponto engloba actividades centradas na identificação das diferentes categorias da estrutura característica do texto e da sua organização no texto lido e também na identificação de marcas textuais que ajudem a definir as diferentes partes características da respectiva estrutura num dado texto.
Estas estratégias podem ser incluídas em quatro pontos:
1. Criar materiais para a leitura
Este ponto engloba todas as atividades onde as crianças lêem os seus próprios textos (produzidos por eles).
2. Rodear os alunos de um universo de leitura
Este ponto contém todas as atividades onde as crianças trazem diferentes materiais de leitura para a sala de aula.
3. Variar as experiências de leitura dos alunos
Tal como o ponto diz, este contêm atividades onde põem os alunos em diversas situações de leitura, podendo fazê-las de diversas formas, como por exemplo: ler o mesmo texto utilizando diferentes formas de leitura como, em voz alta, silenciosa, dramatizada ou em coro).
4. Partilhar experiências de leitura
Tal como o ponto diz, este refere-se a todas as atividades que têm como principal objetivo dar a conhecer a outros (professor, colegas, outras pessoas) as suas experiências de leitura.
• Estratégias centradas no desenvolvimento de competências de compreensão na leitura e sugestões de actividades
Estas estratégias pretendem trabalhar três grandes aspectos da compreensão na leitura:
1. Apreensão das ideias veiculadas pelos textos lidos
Este primeiro ponto engloba actividades centradas em elementos do texto como: palavras, frases, parágrafos) e nas ligações entre eles e em ideias veiculadas por elementos do texto.
2. Identificação das ideias principais dos textos lidos
Este ponto abrange actividades centradas na identificação do tema do texto e na distinção entre as suas ideias principais e secundárias.
3. Identificação da estrutura característica de dado tipo de texto num texto lido
Por fim, este último ponto engloba actividades centradas na identificação das diferentes categorias da estrutura característica do texto e da sua organização no texto lido e também na identificação de marcas textuais que ajudem a definir as diferentes partes características da respectiva estrutura num dado texto.
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